Vereadores participam de seminário sobre Educação Inclusiva na Reatech

18/04/2011 07:45

Gute Garbelotto/CMSP
Gute Garbelotto/CMSP

Os vereadores José Police Neto (PSDB), presidente da Câmara Municipal, e Floriano Pesaro (PSDB) participaram neste domingo, no Centro de Exposição Imigrantes, do Seminário de Educação Inclusiva – Avanços e Perspectivas. O evento foi realizado durante a 10ª Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech). 

Segundo Pesaro, autor da Lei 15.034 que institui o Dia Municipal de Luta pela Educação Inclusiva e um dos palestrantes do seminário, é fundamental debater esse tema com a sociedade. “Os projetos mais bem elaborados são sempre aqueles que têm envolvimento direto das partes interessadas. Por isso, é importante que a população participe das audiências públicas e debata os temas com a gente”, disse o vereador.

O vereador falou ainda do seu Projeto de Lei para garantir a continuidade do Programa Inclui, da prefeitura. “Isso tem que deixar de ser apenas um programa e virar lei. Assim, as próximas gestões irão manter esse importante programa que auxilia na formação e qualificação dos professores e ainda atende os familiares e pessoas com deficiência”, afirmou.

Police Neto falou sobre a importância de todos terem acesso ao estudo. “Educação é tudo, por isso não se pode existir nenhum tipo de exclusão. Nós temos um projeto para que todos os setores da Casa devam ter pelo menos um estagiário especial. Devemos dar o exemplo”, afirmou o vereador.

No estande da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) havia um espaço dedicado à Câmara Municipal, onde os visitantes puderam conhecer as leis aprovadas sobre acessibilidade, entre elas a que criou o Programa Censo-Inclusão, que traz um levantamento inédito para identificar quem são, como vivem e onde moram os cidadãos com algum tipo de deficiência na cidade de São Paulo.

A Ouvidoria do Parlamento, canal de comunicação do cidadão com a Câmara Municipal, também participou do evento para receber sugestões, críticas e reclamações sobre as ações do Legislativo. 

Reatech
A 10ª Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade foi realizada do dia 14 a 17 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes.

“Nos encanta a oportunidade de participar de um feira tão importante como essa. E  o que a Câmara puder fazer para auxiliar nesta missão, será feito com muito entusiasmo”, disse Police Neto. 

 

Fonte: Portal da CMSP