Vereador dá coquetel pago pela Saúde

20/09/2012 16:08
 
O Estado de S.Paulo

A sessão solene em homenagem aos 40 anos de fundação do Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha, realizada na noite de anteontem na Câmara Municipal, teve direito a coquetel pago pela Prefeitura. Contrariando as regras da Casa, que proíbe o uso de verba pública em eventos promovidos por vereadores, a Secretaria Municipal da Saúde contratou, sem licitação, um bufê para servir salgadinhos, sanduíches de metro e sucos para 200 pessoas. O gasto, de R$ 3,5 mil, foi divulgado no Diário Oficial da Cidade.

O bufê escolhido pela pasta foi o Don Marchê, que já é responsável pelo fornecimento de refeições no hospital, que fica na zona norte. No evento, 11 funcionários foram homenageados com salvas de prata - bandejas que custam cerca de R$ 300 cada. Na lista estava o diretor do departamento técnico, Pedro Alexandre, que classificou a maternidade como a maior da área pública.

A iniciativa foi do vereador Claudinho (PSDB) e teve a aprovação dos demais parlamentares. Na sessão, ele ressaltou que teve uma filha e um neto nascidos na unidade. "Ela é uma referência para a área da saúde. Minha filha nasceu lá, por causa de pressão alta, porque a especialidade da maternidade é realizar partos de risco. Além disso, muitas pré-adolescentes que engravidam de forma irresponsável acabam sustentando a gravidez graças ao auxílio do hospital."

Procurado pelo Estado para falar sobre o uso de verba pública em um evento particular, Claudinho não quis comentar. A Assessoria de Imprensa do vereador informou que cabe ao homenageado fazer ou não a festa. "A Câmara, o gabinete ou o vereador não são responsáveis pelos custos de coquetel."

Em nota, a pasta da Saúde informou que "vai verificar a realização do coquetel" a pedido do secretário, Januário Montone. A pasta disse que tem dotação orçamentária para a realização de eventos, dentro do que determina a lei e de acordo com o planejamento aprovado no Legislativo./ADRIANA FERRAZ e DIEGO ZANCHETTA

Fonte: Estadão.com.br