Tribunal de Contas precisa ser mais transparente, diz Antonio

11/02/2014 20:35

 

Candidato ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Município (TCM), o deputado estadual João Antonio (PT) afirmou na tarde desta terça-feira (11) que o órgão precisa tornar-se mais transparente para a sociedade.

“É preciso transparência. O meu conceito de democracia é exatamente esse: sociedade e parlamento devem fiscalizar a atuação do TCM”, afirmou Antonio durante arguição realizada pelos vereadores.

O vereador Aurélio Nomura (PSDB) questionou Antonio a respeito da confiabilidade dos pareceres emitidos pelo tribunal, que teriam caráter político e não técnico – desde a criação do TCM, apenas as contas dos governos Erundina e Celso Pitta foram rejeitadas.

Na mesma linha, Ricardo Young (PPS), afirmou que os conselheiros “não estão fazendo sua função técnica, estão fazendo uma função política”.

Para o Antonio, eventuais desvios só podem ser combatidos com a participação ativa da sociedade civil, que não podem abdicar de seu papel de fiscalização. “A sociedade deve ser estimulada a participar. É isso que eu vou levar para lá, e também o princípio da publicidade dos atos”, declarou.

Fonte: Portal da CMSP