Prestação de contas reforça importância da comunicação

04/06/2012 16:56

A prestação de contas da Mesa Diretora referente ao mês de maio deu destaque aos avanços da Câmara Municipal na comunicação com a população, através da mídia e das redes sociais. A evolução dos acessos ao conteúdo da Rádio Web e do Portal da Câmara, para o presidente José Police Neto (PSD), são motivos de comemoração.

“Estamos agora estudando mecanismos de campanhas para atrair a população para o Facebook e o Twitter do parlamento”, observou. Segundo ele, a ideia é que nos próximos meses sejam criados perfis específicos para os debates da Casa e prêmios institucionais, com intuito de aproximar a sociedade do legislativo paulistano.

O presidente da Câmara ressaltou na prestação de contas o jornal Câmara Aberta, distribuído gratuitamente pelo parlamento, e as notícias transmitidas no circuito interno dos vagões do Metrô. “É a nossa forma de estabelecermos um dialogo universal”, disse.

A participação da Câmara em eventos da cidade, seja integrando a programação da Virada Cultural ou mesmo com a ida à Feira de Artes da Vila Pompeia e à Maifest, onde o parlamento esteve representado com um estande próprio, também mereceu destaque durante a reunião.

A Hackathon, maratona de criação de aplicativos de transparência e controle social, foi lembrada por José Police Neto, que comemorou tanto a realização do evento quanto a repercussão que ele teve em diversos veículos de imprensa.

Processo Legislativo

Entre as 69 sessões e reuniões que ocorreram na Câmara Municipal em maio, Police Neto destacou a aprovação em primeira votação do Projeto de Lei que expande até março do ano que vem a obtenção do Alvará Condicionado.

Police lembrou ainda a aprovação em segunda votação da concessão de um terreno no centro de São Paulo para o Instituto Lula, que pretende construir ali o Memorial da Democracia. “Importante colocar aqui que esse texto foi aprovado com alteração por parte dos parlamentares, após intenso debate”, lembrou.

Participação do cidadão

Em maio, a Ouvidoria do Parlamento recebeu 275 participações dos cidadãos. Elas foram distribuídas da seguinte forma: 84% pedidos de informação, 1% elogios ao serviço, 3% crítica e 12% reclamações em geral.

No projeto de visitação de escolas ao Palácio Anchieta, o presidente disse que no último mês vieram tanto estudantes dos ensinos fundamental e médio quanto universitários e jovens e alunos do CIEJA (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos).

Transparência

José Police Neto citou a transmissão online de eventos da Câmara como uma das maneiras de dar transparência ao processo legislativo. “O que não é transmitido ao vivo agora é exceção”, observou, afirmando também que o Portal da Câmara tem divulgado toda a atividade da Procuradoria da Casa e do Setor de Elaboração de Projetos. “É um trabalho bastante importante, que vem mostrando o cenário geral dos setores que são mais demandados”, afirmou.

Produção de conhecimento

O presidente da Casa comemorou o número de participantes nos eventos da Escola do Parlamento. De acordo com ele, o primeiro seminário de políticas sociais realizado na Casa reuniu mais de 300 pessoas. Outros, como o debate sobre a Distritalização e o Congresso de Servidores Legislativos, tiveram mais de 200 inscritos cada.

Na divulgação de estudos realizados pelos servidores, o vereador elogiou o Boletim de Economia Ambiental, que segundo ele teve uma primeira edição “densa e forte”.

Formação do corpo técnico

Na última prestação de contas, o presidente da Câmara Municipal deu destaque à Semana de Saúde Preventiva e ao término da primeira etapa do Curso de Italiano, parceria do parlamento com o Consulado-Geral da Itália.

Fonte: Portal da CMSP