Prefeitura determina fechamento do Shopping Center Norte

27/09/2011 17:17

 

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente aplicou nesta terça-feira uma multa de R$ 2 milhões ao Shopping Center Norte e lavrou um termo de suspensão total das atividades do estabelecimento, do Lar Center, do Carrefour e dos estacionamentos locais em até 72 horas. A punição é decorrente do não atendimento às exigências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

O terreno em que foi construído o shopping entrou para a lista de áreas contaminadas críticas da Cetesb devido à existência de gás metano no subsolo — antes da instalação do Center Norte, o espaço funcionava como um depósito de lixos. O centro de compras foi notificado para que instalasse um sistema de extração de gases, visando afastar o potencial risco de explosão na área, mas a exigência não foi cumprida.

De acordo com a decisão da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, a suspensão das atividades é válida por tempo indeterminado até que o shopping comprove que as determinações da Cetesb estão sendo implementadas.

"Foi uma precaução que a Secretaria tomou para impedir qualquer desfecho desagradável", comentou o vereador Gilberto Natalini (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal. Ele destacou que o problema é "sério e preocupante" por conta da grande quantidade de gás metano presente no subsolo.

"O shopping estava notificado desde 2004. Estamos em 2011 e eles não tomaram as medidas necessárias", lembrou o vereador.

Na última sexta-feira, a Comissão de Meio Ambiente acompanhou uma vistoria da Cetesb ao local. Na ocasião, a empresa de engenharia ambiental contratada pelo estabelecimento comunicou que instalará pelo menos oito sistemas de extração de metano nos próximos 40 dias.

Fonte: Portal da CMSP