Polêmica envolve Vereadores Andrea Matarazzo e Police Neto na CPI da Sabesp

15/10/2014 16:28
Por Alecir Macedo - Integrante da Rede Adote um Vereador
 
O site Viomundo publicou hoje, 15/10, -você pode  ler e ver aqui- uma matéria citando como fonte a transmissão online da reunião de 08/10/2014, onde a Presidente da Sabesp, Sra. Dilma Pena, foi ouvida pela CPI, com transmissão pelo Auditórios Online.
 
O caso é gravíssimo, e estranho a maneira como surgiu a gravação em questão, visto que, o posicionamento da câmera não coincide com a utilizada para a transmissão oficial. A menos que as imagens tenham sido editadas antes de chegarem ao canal do Portal da Câmara, o que segundo o Presidente José Américo (PT) não acontece.
 
Acompanhei a fala dos Vereadores Police Neto (PSD) e Andrea Matarazzo (PSDB), durante a abertura da sessão de hoje, bem como da Vereadora e Corregedora Sandra Tadeu (DEM) e sinceramente não gostei das palavras que saíram da boca da Corregedora. Me parece que ela está mais preocupada com a privacidade dos Vereadores do que com o conteúdo da gravação  levada a imprensa. Espero que este caso não sirva como motivo para o retrocesso na transparência que conseguimos com muito trabalho na Casa, na gestão do Ex-Presidente José Police Neto, seria como aquele marido que prefere tirar o sofá da sala ao saber da traição.
 
Fica claro aqui que não se trata de vazamento, pois todas as reuniões são transmitidas online sendo de conhecimento de todos os parlamentares, portando se existe alguma gravação paralela àquela levada ao ar pela TVCâmara deve ser investigada. Não estou defendendo a privacidade dos parlamentares em público, estou defendendo a legitimidade da gravação atribuída a TVCâmara, que leva o logo da CMSP na parte superior esquerda do vídeo -foto acima-, ausente na gravação publicada pelo Viomundo. A maioria das vezes as transmissões das reuniões inciam apenas com as imagens e ao contrário do que se falou na sessão de hoje, o áudio só é acionado após o inicio dos trabalhos e, por muitas vezes é interrompido quando os parlamentares suspendem as sessões para discussões.
 
Neste exato momento, 16,45, está acontecendo uma reunião extraordinária com o Colégio de Líderes para tratar do assunto, sem a devida transmissão online, o que foge dos padrões de transparência.
 
O conteúdo da conversa entre o Vereador Andrea Matarazzo e a Presidente Dilma Pena é gravíssimo, tratando-se de um parlamentar em referência a colegas de plenário. Gravidade reconhecida pelo vereador que constrangido foi a tribuna pedir desculpas aos companheiros e em especial a Police Neto. O ato não dimuniu a gravidade do assunto.
 
A Vereadora Sandra Tadeu convocará uma reunião com os demais integrantes da Corregedoria (Adilson Amadeu (PTB), Rubens Calvo (PMDB), Eduardo Tuma (PSDB), Reis (PT) e Roberto Tripoli (PV)) para tratar do assunto na próxima semana.
 
Acompanharemos o desenrolar do assunto pelos próximos dias.
 
Para assistir os vídeos referente a reunião em questão, no Portal da CMSP, clique aqui, na busca digite a data de 08/10/2014 e escolha Comissões Parlamentares de Inquérito - CPI's-.