Ouvidoria da Câmara completa um ano de atividades

20/03/2012 06:54

RenattodSousa
OUVIDORIA-1932012-Rtto__2061-ABRE

O primeiro ano de atividades da Ouvidoria da Câmara Municipal foi comemorado nesta segunda-feira com ouvidores de outros órgãos e representantes de instituições de defesa do consumidor. Após 12 meses de trabalho, a Ouvidoria do Parlamento realizou mais de oito mil atendimentos.

Dos meios disponibilizados para fazer sugestões ou reclamações, o eletrônico foi o mais requisitado. Além disso, a Ouvidoria da Câmara registrou um pico de atendimento nos meses de maio e junho — mais de 2 mil demandas no período —, por conta de uma campanha para divulgar a existência do órgão e da tramitação do projeto de lei que concede incentivos fiscais para a construção do estádio do Corinthians.

Satisfeita com os resultados, a ouvidora Maria Inês Fornazaro afirmou que existem novas metas para 2012. “O primeiro ano é sempre de consolidação e divulgação de que a população tem um canal para fazer suas reclamações e sugestões. A partir de agora, vamos traçar um perfil do público que procura a Ouvidoria para definirmos novas estratégias para atender ainda melhor as pessoas”, destacou.

Para Roberto Meier, presidente da Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (Abrarec), a criação da Ouvidoria da Câmara foi um grande passo para aumentar a transparência do poder público. “O órgão está aí para resolver problemas, e quanto mais o trabalho acontecer de forma convergente, melhor para o cidadão, para a sociedade. São Paulo deve servir de exemplo para outros municípios”, afirmou.

A ouvidora do Procon Hilma Araújo dos Santos ressaltou a importância desse tipo de trabalho para o exercício de cidadania. “É um canal para as pessoas dizerem o que sentem, o que precisam e o que deve ser melhorado”, disse.

Também presente no evento, Edson Vismona, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), explicou que “ainda nos dias de hoje é uma ousadia dar voz aos cidadãos, e a ouvidoria tem o papel de fortalecer o elo entre as instituições e a população.”

PROJETO
Na comemoração do primeiro ano da Ouvidoria da Câmara, a Abrarec lançou o projeto “A Era do Diálogo - Vamos juntos resgatar a confiança de todos os agentes protagonistas das relações de consumo no Brasil”.

Segundo explicou Meier, empresas e instituições trabalharão para evoluir na harmonização da relação com os clientes. “O ano será de muitas reuniões para buscarmos uma convergência das empresas com os consumidores”, explicou Meier.

Fonte: Portal da CMSP