Novos Vereadores da CMSP: Mario Covas Neto, eleição traz responsabilidade muito grande

31/01/2013 15:39

O vereador Mario Covas Neto (PSDB) acompanhou de perto a primeira eleição de sua vida aos dois anos de idade, quando o pai, Mário Covas, ex-governador do Estado de São Paulo, realizou sua primeira candidatura. Trabalhou em diversas campanhas políticas, obteve títulos no automobilismo, estudou Direito e agora, ao final de seu primeiro pleito, diz ter sentido um misto de alegria e responsabilidade ao descobrir-se eleito com mais de 60 mil votos.  “A cada dois segundos alguém votou em mim. É um contingente de pessoas que me traz uma carga de responsabilidade muito grande”, contabilizou. Para o vereador, o grande desafio é corresponder à expectativa dos eleitores.

A confiança das pessoas, na opinião do parlamentar, se deve, em parte, ao respeito pelo trabalho e vida política de seu pai, de quem recebeu, entre outros ensinamentos, o conselho para ser sempre honesto ao relacionar-se com os cidadãos.

“Meu pai me ensinou que a população entende um não, mas não aceita um sim que já sabe que não será cumprido. Tentar fazer média, não demonstrar um posicionamento ou demonstrar ter a opinião que você considera ser o consenso não é um bom caminho. Ele me ensinou que não se pode ter medo da posição que se está assumindo e a sempre trabalhar com a verdade”, afirmou.

Para o vereador, 2013 será um ano de aprendizado. “Não de forma passiva, mas de forma a compreender os mecanismos e os processos legislativos”, explicou. Entre suas principais ideias para a cidade de São Paulo está a colocação de banheiros químicos em feiras livres, o incentivo à criação de mais turnos de trabalho a fim de evitar o tráfego intenso, melhorias em calçadas e introdução de ônibus com ar condicionado à frota.

No entanto, ele afirma que o vereador precisa se envolver em todos os assuntos que dizem respeito à cidade. “Temos 55 vereadores e a cidade tem muito mais de 55 temas para ser tratados. É claro que, pela sua história de vida, você terá mais facilidade para falar de determinados temas. Um projeto exige que se saiba de onde virão os recursos para executá-lo. Se você não tiver a origem dos recursos, sua ideia não poderá ser realizada.”

Mário Covas Neto defende que uma série de boas ideias pode mudar significativamente a vida das pessoas. “As soluções não são mágicas, trata-se de um processo evolutivo”.

Nome: Mario Covas Neto
Nome parlamentar: Mario Covas Neto
Partido: Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB
Legislatura: 1ª
Idade: 53
Natural de: São Paulo-SP
Estado Civil: divorciado
Profissão: advogado
Escolaridade: superior completo
Votação: 60.697 votos
Coligação: coligação PSDB/PSD/PR/DEM (PR/DEM/PSDB/PSD)