Demora nas votações e apatia da população são questionadas

08/08/2012 07:43

As principais questões levantadas pelos participantes durante o seminário "Como decidir seu voto para vereador", realizado nas dependências da Câmara nesta terça, foram sobre a morosidade nas votações e a apatia da população frente ao legislativo.

O presidente da Câmara, José Police Neto (PSD) esclareceu que às vezes as votações demandam conhecimento técnico e que os parlamentares precisam estudar melhor as matérias antes de darem seu voto, e que isso faz parte do processo democrático “No dia em que qualquer dirigente de uma casa parlamentar tiver o poder de decidir quando e o quê será votado, esse dia a democracia morre.”

Sobre a apatia da população quanto à participação política, o professor José Álvaro Moisés disse que o sistema democrático é recente no Brasil e que o eleitor ainda não tem total conhecimento de como participar desse processo. Moisés lembrou que há que se prestar atenção, por exemplo, no modelo americano, que realiza prévia de dois anos apenas para indicar um candidato para concorrer a um cargo eletivo. “Não é fácil transformar a cultura sobre a política, isso leva tempo”, disse.

O professor Marcelo Nerling lembrou aos participantes que o cidadão paulistano normal tem um jornada de oito horas, demora, às vezes, mais de uma para chegar em casa e por isso não tem paciência para esse tema. O refúgio acaba sendo, na maioria das vezes, a televisão. “Ela nos imbeciliza”, disse.

Fonte: Portal da CMSP