Como decidir seu voto para vereador

18/08/2012 10:16
 
Em sete de outubro teremos a oportunidade de mudar o futuro de nossa cidade para bem ou para mal, estará em nossas mãos esta decisão por meio do voto. Como dizem por aí democráticamente teremos a chance de escolher nossos representantes na Câmara Municipal por mais quatro anos.
 
Apenas três vereadores da atual legislatura não tentarão a reeleição, por isso é muito importante uma pesquisa aprofundada nos trabalhos deles nos últimos quatro anos. Aconteceu de tudo neste período, desde ameaças e troca de sopapos na briga pelo poder até várias agressões verbais a cidadãos presentes na galeria em sessões plenárias, sem contar os conluios para a reeleição e formação da atual mesa diretora.
 
Hoje todos posam de santinhos e bons meninos, mas na verdade o passado condena a maioria deles, preste atenção aos fatos:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os exemplos acima servem apenas como incentivo para que você mesmo inicie sua pesquisa, muitos dirão que só mostramos as coisas ruins que acontecem na Câmara -é lógico que muita coisa boa aconteceu por lá-, você pode começar pelos projetos de leis aprovados ou que estão tramitando clicando no link abaixo:
 
 
Para se ter uma idéia são mais de mil e duzentos candidatos a vereadores na cidade e mostramos apenas a atual legislatura, por isso é importante que você conheça seu candidato. Aproxime-se dele e procure saber quais são seus projetos para a cidade num todo, quem são seus financiadores de campanha, a que partido ou coligação pertence e principalmente se pretende cumprir seu mandato até o final ou apenas usá-lo como trampolim para realização de sonhos maiores (como candidatar-se nas próximas eleições daqui a dois anos).
 
Menos da metade dos eleitores não votam em vereadores, anulam ou votam em branco, fazendo isso você estará fugindo de sua responsabilidade como cidadão e deixando de colaborar com a melhoria na qualidade de nossos representantes na Câmara Municipal.
 
Pense bem nisso antes de decidir seu voto e boa sorte!
 

Alecir Macedo

Integrante da Rede Adote um Vereador

Leia também:

O poder do cidadão na escolha do vereador (Milton Jung)

Função de um vereador (Cláudio Vieira)