Comitê da Copa aceita garantias para construção do Itaquerão

13/07/2011 14:27

 

O Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 aceitou nesta quarta-feira (13/07) as garantias financeiras oferecidas pelo Corinthians para a construção do estádio em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. Dessa forma, o local está oficialmente confirmado como uma das sedes dos jogos do Mundial.

Quanto à cidade que receberá a abertura do evento esportivo, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) manteve o anúncio para o mês de outubro, quando também divulgará a tabela do torneio.

As garantias de que o Itaquerão ficará pronto para a Copa foram encaminhadas ao Comitê Organizador na segunda-feira, após a construtora Odebrecht decidir que participará do projeto como garantidora das obras.

Segundo nota divulgada pela Fifa, com a decisão desta quarta-feira "fica equacionada a última questão em relação a financiamento dos estádios para a competição em 2014".

RECURSOS
Parte dos recursos que viabilizarão a construção da arena esportiva em Itaquera virá de incentivos fiscais concedidos pelo Executivo, na ordem de até R$ 420 milhões. O projeto de lei sobre o tema foi aprovado em segunda votação no dia 1º de julho pela Câmara Municipal.

De acordo com o projeto, os incentivos serão liberados na forma de Certificados de Incentivos de Desenvolvimento (CIDs) no valor de R$ 50 mil cada um, válidos por dez anos. Por meio dos CIDs, o Corinthians e a Odebrecht, empreiteira responsável pela obra, poderão abater até 60% do Imposto sobre Serviços (ISS) e 50% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

 

Fonte: Portal da CMSP