Começa a transmissão da TV Câmara em sinal digital aberto

13/12/2012 06:38

RenattodSousa
RenattodSousa

Teve início na tarde desta quarta-feira (12) a transmissão da TV Câmara São Paulo em sinal digital aberto, no canal 61.4. Com isso, a emissora do Parlamento paulistano passa a integrar a Rede Legislativa de TV, com programação durante 24 horas diárias.

A transmissão foi aberta às 15h, no início da sessão plenária da Câmara Municipal. O presidente da Casa, vereador José Police Neto (PSD), destacou que agora a programação estará à disposição de toda a população. "Com o modelo de transmissão antigo (a cabo), não chegávamos a 30% das residências da cidade de São Paulo. Agora, a transmissão chegará a 80% das casas, levando conteúdo e informação legislativa", disse.

O sinal digital da TV Câmara São Paulo atingirá um raio de 150 quilômetros em torno da capital, abrangendo toda a Região Metropolitana. O canal 61.4 é uma das quatro bandas cedidas pela Câmara dos Deputados a partir de uma concessão dada pelo Ministério das Comunicações.

As outras três bandas foram distribuídas entre a própria Câmara dos Deputados (61.1), o Senado Federal (61.2) e a Assembleia Legislativa (61.3). Reunidas, as quatro Casas dão vida à Rede Legislativa de TV.

PROGRAMAÇÃO
A nova programação da TV Câmara terá duração de 24 horas (antes eram 7 horas na TV a cabo). Além das transmissões ao vivo das sessões plenárias e da exibição diária do Jornal da Câmara, novidades irão ao ar.

Um delas é a estreia do documentário inédito "Ano Zero", que relata a história da primeira legislatura (1948-1951) da Câmara Municipal. O vídeo conta com depoimento do ex-vereador Décio Grisi, hoje com 94 anos, que narra sua experiência no cargo ao lado do colega Jânio Quadros.

Outra novidade é o Cine Câmara, que vai apresentar documentários e filmes. A primeira série a ser veiculada conta a história de 26 bairros da capital.

Já nos finais de semana serão exibidos programas com os melhores momentos das sessões plenárias e das reportagens veiculadas no Jornal da Câmara durante a semana.

Vale lembrar que a programação continuará a ser exibida na TV a cabo, nos canais 7 digital e 13 analógico da NET.

TV METROPOLITANA
O sinal digital aberto permitirá a criação, no futuro, da TV Metropolitana, reunindo as 39 cidades da Região Metropolitana de São Paulo. O objetivo é compartilhar as horas de programação com as demais Câmaras Municipais da região, atingindo um público de mais de 20 milhões de pessoas.

Fonte Portal da CMSP