Caminhada da Câmara revive a história de Santo Amaro

28/11/2011 14:29

RenattodSousa
CAMINHADA-CMSP-27112011-Rttodsousa-_8277-72-ABRE

A 11ª edição da Caminhada da Câmara Municipal percorreu neste domingo (27) as ruas e a história do bairro de Santo Amaro, na Zona Sul da cidade. Foi a primeira vez que o evento não aconteceu na região central de São Paulo desde que as caminhadas tiveram início, em janeiro.

“Santo Amaro é um marco de nossa cidade, para muitos paulistanos aqui é o centro de São Paulo. Eles fazem tudo por aqui mesmo, então é importante que se visite o local. Passear por esse percurso é uma forma de resgatar a história de nossa cidade. Trazemos à tona todos esses aspectos tradicionais do bairro que ainda permanecem”, disse o vereador Cláudio Prado (PDT), um dos idealizadores das Caminhadas da Câmara.

A jornada teve início no Largo 13 de Maio, onde se localiza a igreja matriz da região, que guarda uma imagem em madeira de Santo Mauro trazida pelos portugueses no ano de 1552. Foi a partir da então pequena capela que o bairro se desenvolveu. Em seguida, os participantes da caminhada passaram pela Praça Floriano Peixoto, sede da antiga Prefeitura de Santo Amaro, antes de o município se anexar de forma definitiva a São Paulo.

Esse trecho da visita contou com o auxílio de um guia com vasta experiência no local, já que vive em Santo Amaro há mais de 30 anos: o vereador Gilberto Natalini (PV). “Estamos falando de um bairro importante, sui-generis, que é dois anos mais velho que a própria São Paulo. É um bairro tradicionalíssimo, de muita história e tradição, mas também de muita modernidade. É uma contradição do bem”, afirmou Natalini.

Continuando o passeio, os participantes da caminhada visitaram a Casa de Cultura de Santo Amaro, antigo mercado municipal da extinta cidade. A 11° edição da Caminhada da Câmara chegou ao final em frente ao Teatro Paulo Eiró, que tem esse nome para homenagear o poeta e abolicionista que viveu na região.

“Estarmos aqui neste domingo tem um sabor especial. Foi um grande acerto a escolha de Santo Amaro. Estamos visitando outro município, voltando alguns anos no tempo para conhecer espaços importantes para o desenvolvimento de São Paulo. Foi bom sair daquele espaço reservado do Centro”, concluiu o vereador José Police Neto (PSD), presidente da Câmara Municipal de São Paulo.

Powered by Web Agency

Fonte: Portal da CMSP