Câmara estende feriado na Copa do Mundo para comerciários

05/06/2014 21:53

Os vereadores de São Paulo aprovaram nesta quinta-feira (5/6) o texto substitutivo ao Projeto de Lei (PL) 309/2012, que inclui os comerciários, empresas ligadas ao turismo e jornalistas no feriado de 12 junho, dia em que será realizada a abertura da Copa do Mundo no Brasil. 

Há pouco mais de duas semanas, a Câmara aprovou a Lei Municipal 15.996, que excluía as categorias do feriado. Para o vereador Alfredinho (PT) essa decisão foi “um erro”. “Também houve uma injustiça. Da forma como o projeto foi aprovado, excluindo setores como o comércio, não estava justo”, afirmou. A alteração foi feita após pressão dos comerciários. Na semana passada, eles chegaram a fechar a avenida Paulista durante um protesto.

Nesta quinta, cerca de 80 manifestantes acompanharam a votação no plenário e aplaudiram quando o projeto foi aprovado. 

O vice-presidente do Sindicato dos Comerciários, José Gonzaga da Cruz, agradeceu aos vereadores. “Saímos daqui de honra lavada e contentes com o que ocorreu. A Câmara atingiu a necessidade dos trabalhadores comerciários nesse momento”, afirmou.

De acordo com a proposta, porém, não será feriado para os serviços essenciais, como assistência médica, transporte e captação de lixo e esgoto.

O PL foi aprovado em votação simbólica e segue agora para sanção do prefeito Fernando Haddad. (Redação)

Fonte: Portal da CMSP