Câmara Municipal recebe versões de leis em Braile

05/08/2011 09:44

Gute Garbelotto/CMSP
Site_interna

A Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta quinta-feira versões completas das principais leis da capital paulista em Braille. Os exemplares foram entregues ao presidente da Casa, vereador José Police Neto, pelo secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marcos Belizário, e pelo prefeito Gilberto Kassab.

A ação — parte do Termo de Cooperação Técnica assinado pela Prefeitura, Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) e Senado Federal — permitirá aos deficientes visuais terem à disposição cópias de leis como a Orgânica do Município, a de Mudança do Clima e a Cidade Limpa.

Para Police Neto, "a iniciativa é fundamental para a democratização e para a universalização do acesso às leis, o que é uma forma de produzir justiça".

Segundo Belizário, os três principais poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) serão os primeiros a receberem o material. "Precisamos dar o exemplo para depois estender esse projeto para toda a sociedade", afirmou o secretário.

Kassab, por sua vez, afirmou que o projeto veio para ficar. “Entendemos a dimensão desta ação que servirá de instrumento de acessibilidade às pessoas”, declarou.

O advogado José Ângelo Ferreira Couto será um dos beneficiados. "É importante para que nós, deficientes visuais, possamos ter acesso às leis. O ideal seria que mais livros fossem publicados em Braille", disse Couto.

REFORMA
O Palácio Anchieta passará por uma extensa reforma ainda neste ano para um melhor aproveitamento do espaço. Entre as intervenções, sugeridas pela Mesa Diretora, está a transferência da biblioteca, hoje instalada no segundo andar, para o térreo.

"Queremos uma biblioteca moderna e que todas as pessoas a utilizem. Por isso, vamos mudá-la para o térreo. E estes exemplares em Braille serão fundamentais para a acessibilidade”, completou Police Neto.

 

Fonte: Portal da CMSP