Câmara empossa Afanásio Jazadji

23/03/2011 07:01

 RenattodSousa

PLENARIO-22-3-2011-RenattodSousa-_038-72-ABRE

Atendendo decisão judicial proferida em mandado de segurança pelo desembargador Souza Lima, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), a Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo empossou nesta terça-feira o vereador Afanásio Jazadji (PMDB) na vaga deixada pelo companheiro de partido Jooji Hato.

Com a eleição de Hato para deputado estadual, a vaga vinha sendo ocupada desde a semana passada pela vereadora Edir Sales (DEM), primeira suplente da coligação formada pelos dois partidos na campanha eleitoral de 2008. Contudo, o vereador Afanásio Jazadji contestou na Justiça o direito à vaga baseando-se numa decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que já tinha decidido que o mandato é do partido, e não da coligação.

Com o mandato expedido pelo TJ-SP, Afanásio Jazadji ocupará a vaga até que a decisão do desembargador seja derrubada ou o mérito da ação seja apreciado em definitivo pela Justiça. Durante a posse desta terça-feira, o novo vereador do PMDB prestou o juramento e recebeu os cumprimentos de vários líderes políticos da Casa.

O líder do Democratas, vereador Carlos Apolinário, disse, porém, que o partido vai recorrer da decisão do TJ-SP e tentar reconquistar a vaga da coligação. “Com todo respeito ao nobre vereador empossado, o entendimento do nosso partido é de que a vaga pertence à coligação e vamos lutar até o fim para que a lei eleitoral seja cumprida”, declarou Apolinário na tribuna.

Com a chegada de Afanásio Jazadji, o PMDB tem agora dois parlamentares representando o partido na Câmara. O outro vereador do partido é o primeiro vice-presidente da casa, Antonio Goulart.

Fonte: Portal da CMSP