Área de opinião do Portal da Câmara trará semanalmente artigos dos vereadores paulistanos

23/09/2013 19:08
Artigo: Nasce um novo espaço democrático

José Américo (*)

jose-americoAo completar o nono mês desse legislativo municipal, estamos felizes ao anunciar o nascimento de um espaço totalmente democrático e aberto para os mais de 11 milhões de paulistanos: a área de Opinião do Portal da Câmara. Uma espécie de tribuna digital do parlamento da maior cidade da América Latina. E que integra nosso objetivo de usar as diversas ferramentas de comunicação, de forma integrada, para disseminar as informações de interesse público.

O novo espaço passa a abrigar artigos dos vereadores desta Casa e aproveita para estimular o cidadão desta cidade a participar ativamente do livre debate. Sim: trata-se mesmo de um convite para que o morador paulistano fique à vontade na formulação de propostas. Liberdade total também para tecer críticas e lançar comentários sobre a atuação da Câmara, cujo principal objetivo é analisar problemas, propor soluções e também recolher anseios da população na hora de montar projetos e conceber mudanças importantes.

Mesmo antes da população organizada nas redes sociais ganhar as ruas – primeiro em São Paulo, e depois nas cidades do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do País – esta Casa abraçava os movimentos reivindicatórios, garantindo espaço, voz e vez nas audiências públicas.

Partimos de uma máxima democrática: não é possível exercer a arte da política sem participação popular. A ocupação das ruas de forma organizada e pacífica está prevista em nossa Constituição e é um direito do cidadão. Nesse sentido, o espaço de Opinião desta Casa também é garantia de o diálogo permanente e direto dos vereadores eleitos pelo voto com a população.

Convidamos a todos a participar dessa tribuna interativa!

(*) José Américo é presidente da Câmara Municipal de São Paulo.