Adote é destaque no Metro News

20/07/2011 15:02

 

O trabalho da rede Adote um Vereador foi tema de reportagem do jornalista Chico Junior, publicada hoje no Jornal Metro News:

Com o objetivo de acompanhar o mandato dos vereadores paulistanos, um grupo de internautas criou a Rede Adote um Vereador em 2008. “Começou no fim da eleição, quando o Milton Jung lançou a ideia pela rádio no dia seguinte à divulgação do resultado [do pleito]”, diz o publicitário Massao Uehara, integrante da rede. A fim de acompanhar os mandatos, os internautas criaram ferramentas nas redes sociais, trocam informações e se reúnem mensalmente no Pátio do Colégio,  no Centro.

Segundo o radialista Milton Jung, são 18 blogs participantes. “Alguns são muito ativos. Outros nem tanto”, diz. Dentre os 55 vereadores que integram a Câmara, apenas dez foram ‘adotados’ – expressão usada pelos componentes do movimento. Jung aponta sazonalidade. “Na época eleitoral, o número aumenta sem que a pessoa entenda o processo”, diz.

“Na próxima eleição servirá como base de dados”, diz o aposentado Alecir Macedo, que ‘adotou’ o vereador Netinho de Paula (PC do B), o propósito das informações coletadas e divulgadas via Twitter ou blogs. O integrante do Adote escolhe qual parlamentar vai seguir e começa a acompanhar. Para a vereadora Juliana Cardoso (PT), a ação é positiva para a população e para o mandato. “A pessoa olha seu trabalho. É saudável para democracia”, diz.